domingo, 18 de dezembro de 2011

Boas Festas


Final de ano, Simone, especiais, presentes, papai Noel, Papai do Céu, pai, mãe, metas, fé, esperança. Todos os finais de ano são assim. Talvez para a maioria das pessoas, ter um final de ano feliz seja ter alguns por perto, família e amigos, para outros... Estar só é melhor. Mas independente de quantas pessoas estão a sua volta ou a fartura da ceia. Vamos olhar pela janela.
“Ah! Lá vem mais uma falar: Olhem para as ruas e vejam quantas pessoas sem nada querendo um pouco do que você nem dá tanto valor...”.  Não é isso! Vai muito além de ter ou deixar de ter um peru gordo e recheado. Vai muito além de contos de Natal. É tão longe disso que não sai nem de dentro de ti.
 Assisti um dia desses um espetáculo de uma escola de dança, aqui, no teatro ao lado de casa, independente de qualidade e efeitos especiais, creio que poucos se deram conta da mensagem do pequeno menino viajante.  Pois bem, deixemos o menino e os balés de lado, vamos focar na vida real, mas guardem o menino ai.
Dia primeiro de janeiros do ano que vem será igual aos outros primeiros de janeiros de milhares de anos. Alguns de ressaca, alguns nem dormiram, uns se amando e outros chorando. Muitas promessas, muitas dívidas pessoais surgiram em meio a fogos de artifício e champanhe.  Muita coisa pra ser lembrada ao longo de 365/6 dias no ano. Mas acontece igual a prova de matemática na recuperação.  Fica sempre pra ultima hora.
No dia primeiro, quando os corações estavam revigorados e cheios de energia pra começar a vida nova, dar um empurrãozinho nos planos e tudo mais, fica fácil acontecer. Mas no resto do ano, alguns vão à diante, outros ficam parados ou voltam para estaca zero. Mas quando chega dezembro que os primeiros acordes da musica da Simone começam a tocar e Assis Valente já se pergunta se felicidade é uma brincadeira de papel, tudo o que foi prometido no inicio do ano volta com força de mil cavalos em cima de ti.
O que acontece? A maioria corre atrás do prejuízo e, em 31 dias, quer por em prática tudo o que foi deixado de lado nos outros dias do ano. Vai funcionar? Certo que este clima natalino e festejador de final de ano faz alguns milagres, mas só no final do ano?
Parar de comer, beber, fumar, amar mais a mim, gastar menos, ler um livro, ser bom, estudar. É muita coisa pra um mês só. Além de comprar os presentes, celebrar e ter fé! Deus, eles realmente vão precisar de fé pra conseguir estes milagres a esta altura do campeonato. Todo mundo se agarrando em santo, caboco, energia cósmica o que for preciso pra conseguir.
Se a maioria consegue, eu não sei, só sei que... Assim como nas provas de matemática a matéria só dura até acabar o horário da prova (ou o fina do ano). Quando pularem as 7 ondinhas...  Começa o ano e as promessas vão ficando de lado. Quando chega o carnaval eles dão lugar a marchinhas e musicas de gosto duvidoso. Quando não são esquecidas após a amnésia alcoólica dos ditos cujos.  Sendo assim a maioria espera até o final do ano - e os sinos pequeninos - para por em prática boas ações, doações e felicidade.
Só em dezembro? Só em dezembro tu vais dar um prato de comida, roupa e ser feliz e abraçar os teus primos mais velhos, os teus tios chatos e a tua vozinha que nem lembra mais teu nome? Só em dezembro tu vais te dar conta de que ama os amigos e o mundo pode ser lindo?
E só no ultimo dia do ano tu vais te lembrar de amar mais e fazer o que for melhor pra ti. No resto do ano fazer o que esperar o tempo passar? Ele já passou! Lembra o menino do começo, aquele o viajante do balé? Pois bem a mensagem era essa. O presente que ele procurava era a vida e ela tinha que ser aproveitada.
Tentem ser felizes. É o mínimo que nós podemos fazer pelos outros, o mínimo que podemos fazer por qualquer um que também nos ama. É o melhor presente que podemos dar a qualquer pessoa.  Mesmo que tenhamos de ouvir a Simone cantando que “então é Natal e ano novo também”.

Um comentário:

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá Tai! Passando para te cumprimentar e apreciar este belo, profundo e verdadeiro texto. Se todas as atitudes tomadas no Natal fossem repetidas durante o ano todo, com certeza, teríamos um mundo bem diferente.

O Natal está chegando, mais um final de ano que aos poucos vai se aproximando, e cada vez mais forte está a minha esperança do dever cumprido neste 2011. Procurei fazer o possível para agradar, tanto com o que postei de terceiros, quanto com as ínfimas baboseiras que criei.

Hoje estou iniciando uma pausa para descansar um pouco a cuca e a carcaça, analisar os erros e os acertos, e dar uma arrumadinha no nosso humilde espaço, prometendo, se “DEUS” quiser, retornar em janeiro para dar continuidade às atividades.

Aproveito a oportunidade para apresentar as minhas desculpas àqueles que, de alguma forma, não agradei com as minhas postagens, e agradecer a todos indistintamente, amigos(as) e seguidores(as), pelo carinho, compreensão e, principalmente, pelo grande apoio que é de vital importância neste mundo virtual, esperando no próximo 2012, continuar sendo merecedor dessas ímpares e valiosas companhias. Muito obrigado de coração.

A todos, um “Maravilhoso NATAL” e um “Fantástico ANO NOVO”, não com fortuna, mas, com muitas felicidades.

“QUE 'DEUS' SEJA LOUVADO”

Arte & Emoções
Rosemildo Sales Furtado.