quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

reunião de família


Reunião de família sempre foi uma coisa bem engraçada. Tem gente de tudo que é tipo e falando sobre os mais variados assuntos. Tem sempre uma família mais barulhenta, outra menos. Sempre tem os amigos da família. Pois, apesar de ser uma “reunião de família” sempre têm amigos nesta historia.
Nas reuniões de família eu sempre me sentia um pouco espectadora das historias. Uma coisa curiosa a respeito da minha própria família é que eu sou raspa de tacho. A prima mais nova. A última a nascer. Das três irmãs a mais velha foi a ultima a casar (leia-se morar junto) e a ter filha. Então, por isso eu sempre estava sobrando nas reuniões. Ou sempre era o centro das atenções. Dividia  este momento com alguma tolice do Jade (a cadela), ou alguma tolice minha. Nunca interagia muito nesses eventos familiares.
Com o passar dos anos eu continuei sozinha. Achava um máximo quando todo estava todo mundo junto na casa de praia. Nas férias era o momento que eu tinha mais atenção. Eu tinha a minha hora da praia. Mas depois voltávamos para casa pra eu dormir. A noite que as coisas ficavam boas. Já tinha tio com a cachaça na cabeça e as coisas ficavam boas. Era tio contando mentira, era gente acreditando, outro fazia besteira. Um núcleo da família começava a brigar e a coisa ficava divertida. Um dizia para o amigo que era barão, o outro cantando e batucando.
Bem, estas coisas me marcaram. Essa época de final de ano é uma época que a minha família se reúne muito. E com muitos outros novos amigos da família. Eu tenho me perguntado em qual núcleo eu me encontro. Porque o curioso é que eu não me encaixo em nenhum. Não sou mais criança, também não me consideram adulto o suficiente (mesmo já tendo passado dos vinte). Talvez seja do núcleo porra louca, assim como minha mãe. Do mesmo jeito que as minhas primas se parecem com as mães e pais. Nestas horas eu dou graças a Deus de ter tido a mãe porra louca a ter que ser a futura mentirosa descendente de barão.
No mais, prefiro ficar com as crianças e as peruas. Uns são chatos e suados e as outras só falam futilidades, mas no fundo, são os mais autênticos da historia. 
Já tive vontade de por a boca no trombone, mas não ia fazer sentindo nem efeito. Continuaria ignorada e levando bronca. Então volto para o meu lugar de espectadora e observo. Afinal essa miscelânea que eu chamo de família que há em comum é o sangue, às vezes nem isso, mas no fundo, todo mundo se ama. Ou não.

Nenhum comentário: