segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Nobres cavaleiros


Quando eu tiver filhos eu vou deixa-los levar uma queda ou outra, perder o brinquedo para um amiguinho e ser apelidado. Mas antes que vocês digam que eu sou uma futura péssima mãe, vou explicar os meus motivos.
Tenho 22 anos e descobri e aprendi coisas muito importantes com a minha família. Os exemplos do certo e errado. A minha mãe, por exemplo, é o melhor exemplo. Não por ser minha mãe, mas por ter sido bem criada e ter a cabeça feita. Nunca foi posta em redomas de vidro e nem teve um “super-pai-herói”, nem uma “fada-mãedrinha”. Quanto a namorados, maridos etc. muito menos. Pois bem, aprendeu a se defender sozinha e mostrar as garras quando precisou e esconde-las da mesma forma. Há uma superproteção ridícula que parte das pessoas para com as outras que é totalmente desnecessário. O mais engraçado é que as pessoas juram que estão em novelas mexicanas/contos de fada.
Acordem pessoas! Uma coisa é você defender as pessoas que ama e outra, completamente diferente, é achar que pode ser um nobre cavaleiro num cavalo branco vindo salvar as pessoas de todo mal que há na terra. Onde vocês acham que vão chegar com isso?
É sutil a diferença. É aquele momento em que você pessoas se pode deixar seus filhos pegarem no chão e sujar a roupa ou lavá-los no momento em que eles tocarem naquele chão. A diferença é que se eles fizerem isto não vão ser enfermos cheios de problemas por falta de anticorpos, de outra forma, bem, já sabem o resultado das “crianças de apartamento”.  Entendem onde eu quero chegar?
Vocês vão amamentar seus filhos, e ter cuidado com eles, mas não vão internar os pobres coitados numa sala totalmente esterilizada contar qualquer coisa que posso ser ruim. A diferença é sutil, porém notável. Você pode cuidar e defender, estar do lado e até não estar (que também vale). Mas fazendo o melhor para a pessoa ser independente de você.  Talvez tenha sido da minha criação, ou algo do tipo. Mas as pessoas tem que ser independentes, o que é diferente de estar só. Prefiro assim. Vou criar meus filhos independentes. Vou deixa-los se sujarem, pegarem no cachorrinho e tudo o que mais for preciso pra eles aprenderem a ser independentes.
E, sabem aquela recomendação de coisas perigosas – crianças, não tentem fazer isto em casa! Deveria vir antes dos contos de fada, há muita gente achando que a vida é assim.

Um comentário:

Antônio LaCarne disse...

de um jeito ou de outro não há quem nos defenda, nem sequer as ma~es. interessantíssimo os seus textos, parabéns! :)