quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dieta de pães

Então, já era rotina nas minhas retinas. Coisas simples acontecem assim. O que ontem não era hoje é. Não comia pães, agora os como de monte. Sempre assim... Rotina nas retinas. Costumes acostumados.

Não sei bem o que pode acontecer no dia que parar de comer pães. Não vou cair em tentações de substituí-los por doces, seria covardia minha. Super covardia minha.

Vou deixar os pães de lado, posso me acostumar. Não os comia antes, porque agora não consigo me imaginar sem os tais.

Lembro que antes dos pães apenas comia aquelas coisas, mas agora como aquelas coisas e pães. E como comia pães.

Mas agora dei um tempo com pães. No começo foi difícil. Só de imaginar isto já me dava calafrios e dores no estômago. Tonturas e eu até perdia o eixo.

Ai, hoje, acabou o pão. Não fui comprar mais. Até olhei para o outro lado da rua pra, pensei em atravessar. Mas lembrei que antes passava tempos sem pão. Não fui; não comprei. Achei estranho na hora, demorei alguns minutos pra por a cabeça no lugar.

Fiquei uma hora, uma noite, um dia. Surpreendi-me quando cheguei ao final de um dia sem pães. A cada hora me lembrava de pães e o quanto gostava de comê-los.

Fui deixando de lado, me ocupei um dia e passei horas sem lembrar de pães.

Não era mais meu costume, não comia mais pão. Não por agora. Perguntaram-me se trocava os pães por alguma coisa pra não ficar tão sem nada.

Daí eu disse que não, pois antes não havia nada e não há porque fazer isso agora.

Se eu sinto falta do pão? Agora sim, depois? Não sei.

Se eu trocarei pães por doces? Não, não... Não sei, quem sabe. Talvez me acostume com doces... Lembro-me de ter visto um pão doce. Um meio termo que tal?

Mas não, não sei de muita coisa agora. Só sei que não estou comendo pães. Não agora. Vou me desacostumar. Fazer outra rotina, outros costumes.

Um dia quem sabe volte para os pães, ou doces, ou pães mesmo, ou qualquer outra coisa.

5 comentários:

Carlos Manuel Ribeiro disse...

É a vida Tai.. feita de rotinas, pequenas rotinas, dia após dia até que chega o dia em que quebramos as rotinas. Ai, entramos numa outra rotina, e assim sucessivamente umas atrás das outras, umas boas, outras não..

Pessoalmente, não gosto de fazer dieta de pães! Eheh...

Bjs com sabor a pedacinhos de pães, muitos pães..
CR/de

Érica Ferro disse...

Adoro sua forma metafórica de escrever!

A verdade é que, sem pães ou com pães, a gente sempre se acostuma (ou acha que acostuma).

Beijo.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Oi Taí! Taí uma coisa que não me preocupa. Se o médico diz: tu não podes comer pão! Tudo bem! Como outra coisa que pode ser, batata, macaxeira, cará, bolo, bolacha, biscoito, etc. Tudo isso, pensando no pão, ou seja, faz de conta que é pão, faz de conta que é pão...Rs,rs.

Beijos e um ótimo final de semana.

Furtado.

Unknown disse...

É. Rotinas devem ser constatemente mudadas. Troca-se o pão, troca-se depois até a água; mas deve ser trocado por algo, senão não é troca. rsrs... Come doce. Doce faz a gnt ficar mais feliz. rsrs...

Andressa disse...

é...com certeza a gente sempre se acostuma!
adoro seus textos!

beijos.